000 - Como usar o Gmail para acessar os e-mails do seu site


Para realizar os procedimentos deste tutorial você precisar ter uma conta Gmail, se não tiver veja este link:
https://support.google.com/mail/answer/56256?hl=pt-BR

Vamos lá, este tutorial se divide em 2 partes, primeiro como configurar o Envio de e-mails e depois como configurar o Recebimento de e-mails.

Acesse o site gmail.com e assim que efetuar o login em sua conta de email vá no botão em forma de Engrenagem e clique na opção Configurações



Parte 1 - Configurando o  Envio:

Ao clicar no botão configurações, várias opções serão exibidas e será necessário ir até a aba Contas e importação e na linha Enviar e-mail como clique na opção Adicionar outro endereço de email para dar inicio na configuração.




Será exibido uma tela solicitando o seu nome e o endereço de email que está configurando.
Prencha com o seu nome e o seu email.
Deixe marcada a opção 
Tratar como um alias e depois clique em Próxima etapa 



Feito isto, o gmail irá enviar enviar para o seu email um pedido de confirmação através de um código de um código de confirmação.

Acesse sua conta de email, abra o email que foi enviado pelo gmail e copie este código no campo em destaque e clique em Confirmar.



Depois que colar o código e clicar em confirmar a janela seguinte irá solicitar o Servidor SMTPnome de usuáriosenha.
O nome do servidor SMTP será mail.nomedoseusite.com.br
No campo Nome de usuário deverá utilizar a sua conta de email completa e no campo senha deverá utilizar a senha da respectiva conta de email.

Para uma conexão segura utilize a porta 587 e deixe marcado a opção Conexão segura usando TLS e clique em Salvar alterações



Pronto! Ao clicar em Salvar alterações sua conta de email já poderá enviar pelo gmail.
A próxima etapa é configurar o recebimento.


Parte 2 - Configurando o  Recebimento:

Após configurar o envio, o gmail retorna para a tela de Contas e importação e sua conta de email já estará listada na linha Enviar e-mail como 
O próximo passo é configurar o recebimento na opção Verificar o e-mail de outras contas e clicando no link Adicionar uma conta de e-mail 



Ao clicar no botão Adicionar uma conta de email o gmail irá abrir uma nova janela solicitando a conta de email que deseja utilizar. Entre com o seu email completo e clique no botão Próxima 



Na janela seguinte o o gmail irá informar que sua conta é POP3 e deverá clicar novamente em Próxima  



Agora o gmail irá lhe pedir o Nome de usuárioSenha e Servidor POP.
Em nome de usuário utilize o nome de sua conta de email completo e no campo Senha utilize a senha da conta de email que está configurando. 
O nome do servidor POP será mail.nomedoseusite.com.br
Para sites sem o protocolo SSL utilize a porta 110 deixe desmarcado a opção Use sempre uma conexão segura (SSL) e clique em Adicionar conta 
Para uma conexão segura utilize a porta 995 e deixe marcado a opção Use sempre uma conexão segura (SSL) e clique em Adicionar conta 


Pronto! Agora você já pode utilizar sua conta de email para envio e recebimento através da sua conta no gmail.

  • Como usar o Gmail para acessar os e-mails do seu site
  • 364 Usuários acharam útil
Esta resposta lhe foi útil?

Artigos Relacionados

008 - Como criar filtros para emails indesejáveis - SPAM

Nosso sistema possui o recurso SpamAssassim que pode ser ativado pelo painel de controle, e que...

007 - Como acessar meus e-mails via webmail ?

Para acessar seu WebMail utilize o endereço: https://nomedoseusite/webmailEntre com seu endereço...

011 - Qual o limite de envio de mensagens?

A prática de envio em massa mesmo que no caso de envio para pessoas que previamente se...

004 - Como configurar meu e-mail no Outlook Express?

Abra seu Outlook, clique em Ferramentas -> Contas  Clique em Email -> Adicionar ->...

003 - Como configurar meu e-mail no MS Outlook?

PASSO 1Na "Barra de menus" do Microsoft Outlook, clique em "Ferramentas", depois em "Contas de...